Como as marcas podem transformar sua estratégia de marketing usando os desafios do TikTok

Até agora você provavelmente já conhece o TikTok, a plataforma de mídia social que ficou famosa por milhões de usuários, apresentando uma variedade de conteúdos, desde canto até culinária, contação de histórias e suas icônicas recriações de dança. Mas você sabia que esses desafios de dança podem ser usados em seu benefício? Para ser mais específico, os desafios do TikTok são um tipo popular de conteúdo em que os usuários criam e participam de desafios de vídeo, geralmente envolvendo a execução de uma ação específica ou dançando ao som de uma música, ou som específico. Esses desafios de dança podem ser idealizados por qualquer pessoa, desde usuários, marcas ou influenciadores, e podem variar de divertidos e bobos a muito mais complexos e criativos.

Para qualquer indivíduo participar dos desafios do TikTok, ele normalmente gravaria um vídeo de si dançando ou recriando qualquer ação essencial para o desafio e, em seguida, usaria a hashtag designada para compartilhá-lo em sua plataforma e garantir que fosse visto por aqueles seguindo o desafio. Esses desafios podem ter uma ampla variedade de estilos ou temas e normalmente são acompanhados de determinadas músicas, efeitos sonoros ou alguma outra faixa de áudio.

Freqüentemente, esses desafios do TikTok se tornam virais na plataforma, à medida que participantes ansiosos de todo o mundo postam suas recriações e acrescentam seu próprio toque ao desafio. É claro que esta natureza viral tornou estes desafios uma ferramenta popular e valiosa para marcas que procuram promover-se a si próprias ou aos seus produtos, além de impulsionar naturalmente o envolvimento e construir um sentido de comunidade entre a base de utilizadores do TikTok.

Benefícios de usar os desafios do TikTok para promoção da marca

Os desafios do TikTok apresentam uma série de oportunidades para marcas que buscam se promover nas redes sociais:

  • Aumento do conhecimento da marca: Graças à sua viralidade, os desafios auxiliam no objetivo de reconhecimento da marca, levando o conteúdo em questão a um público grande e variado. À medida que mais usuários participam dos desafios do TikTok, seus seguidores e amigos também são expostos ou apresentados à marca, o que leva sua mensagem ainda mais longe.

  • Envolvimento com seu público-alvo: os desafios do TikTok não apenas ajudam a atingir um público amplo, mas também podem ser adaptados de forma que se conectem com o público principal ou desejado de uma marca. Estes desafios, quando feitos corretamente, podem unir as pessoas e ajudar a criar um sentimento de unidade e comunidade para a marca.

  • Oportunidade para conteúdo gerado pelo usuário: as marcas se abrem para uma enorme riqueza de conteúdo gerado pelo usuário ao executar desafios do TikTok na plataforma. À medida que os usuários participam e compartilham vídeos, eles estão efetivamente promovendo a marca ao fazê-lo, e a marca também pode repassar ou compartilhar esses vídeos (com crédito, é claro) como uma forma simples de curadoria de conteúdo para suas próprias plataformas e perfis de mídia social.

  • Potencial de viralidade: Como mencionado anteriormente, os desafios do TikTok têm potencial para se tornarem virais, trazendo muitos olhares e atenção para a marca apresentada. Isto contribui significativamente para o objetivo de reconhecimento, alcance, envolvimento da marca e muito mais, ao mesmo tempo que aumenta a notoriedade da marca junto de um público de longo alcance.

Exemplos de desafios virais do TikTok

Houve muitos desafios virais do TikTok ao longo dos anos, à medida que os desafios vêm e vão quase constantemente em diversas comunidades e fandoms no TikTok. Embora haja muitos para listar, com muitos mais ocorrendo enquanto você lê isto, você pode se familiarizar com alguns exemplos notáveis:

  • O desafio de dança "Renegade": Este desafio, baseado na música "Lottery (Renegade)" de K Camp, focou em uma rotina de dança definida que foi executada ao som da música. Este desafio demorou pouco para se tornar viral e foi realizado por usuários ávidos do TikTok em todo o mundo.

  • O desafio "Don't Rush": Este desafio, ao som da música "Don't Rush" de Young T & Bugsey, estava no formato de um vídeo de transformação ou transição. Começaria com o usuário exibindo uma aparência casual ou natural e depois faria a transição para uma aparência elegante e glamorosa. O desafio se popularizou durante a pandemia do COVID-19 como forma de trazer diversão e criatividade à rotina das pessoas que ficam em casa. Este desafio surgiu durante a pandemia de COVID-19 como uma forma de as pessoas trazerem um pouco de diversão e criatividade às suas rotinas de ficar em casa, dando-lhes a oportunidade de se vestirem bem, mesmo quando todos estavam presos em casa.

  • O desafio "Lalala": Este desafio, baseado na música "Lalala" de Y2K e bbno$, envolveu usuários sincronizando os lábios com a música e incorporando seus próprios efeitos sonoros e visuais ao longo do vídeo. Os usuários adoraram esse desafio graças à sua abordagem humorística e ele permaneceu popular por um bom tempo.

  • O desafio "Wipe It Down": Este desafio, com a música "Wipe It Down" de Bhad Bhabie, mostrava os usuários limpando uma superfície ou objeto como um espelho e depois se transformando em um visual ou roupa totalmente diferente. A cativação da música, bem como a variedade de looks apresentados contribuíram para a viralidade deste desafio.

Como identificar o desafio TikTok certo para sua marca

Encontrar a abordagem certa para um desafio TikTok para sua marca pode ser complicado com todas as opções disponíveis, mas existem algumas etapas principais que você pode seguir para tornar o processo mais fácil.

Em primeiro lugar, reserve um tempo para pesquisar desafios e tendências populares. Isso lhe dará uma ideia do tipo de conteúdo que está repercutindo atualmente entre os usuários do TikTok, e você também poderá ver em quais marcas ou públicos em seu setor ou nicho estão se concentrando. As funções de pesquisa do TikTok são ótimas para isso, pois você pode navegar por hashtags populares e encontrar imediatamente vídeos de desafios para ver quais estão obtendo mais visualizações ou engajamentos atualmente.

Você também deve reservar um tempo para considerar os valores e a mensagem de sua marca para garantir que encontrará um desafio ou formato que reflita isso com precisão. Ao fazer isso com cuidado, você pode aumentar suas chances de encontrar um desafio que atraia seu público-alvo. Além disso, você não precisa se limitar a apenas um desafio de imediato; considere testar uma variedade de desafios, músicas ou formatos para ver quais são bem-sucedidos e 'chegam' aos usuários. Isso lhe dará a oportunidade de coletar dados e avaliar quais fatores contribuem melhor para esse sucesso ou geram maior engajamento.

Como pesquisar desafios e tendências populares

Existem algumas maneiras de ajudar em sua jornada de pesquisa ao analisar as tendências e desafios do TikTok. Para começar, você pode usar a função de pesquisa integrada do TikTok para procurar manualmente hashtags, criadores ou conteúdo específico. Isso permitirá que você verifique os desafios atuais e veja quais deles apresentam o melhor desempenho. Especificamente, ao navegar por hashtags populares, você pode encontrar conteúdo que os usuários do TikTok estão marcando explicitamente como parte de um desafio maior. Isso o ajudará a descobrir quais são as tendências no momento e quais desafios podem ter melhor poder de permanência.

Você também pode ficar de olho em influenciadores e criadores específicos, já que são eles que participam dos desafios do TikTok e seu conteúdo pode fornecer insights em primeira mão sobre tópicos de tendência, desafios, música e muito mais. Dando um passo adiante e acompanhando os criadores que se enquadram no setor da sua marca ou que são do interesse do seu público-alvo, você pode se manter atualizado sobre todos os desafios mais recentes e ver as tendências à medida que elas acontecem. Claro, não custa nada verificar fontes externas, como outras mídias sociais e sites de notícias online. Muitas dessas fontes publicam ou relatam as tendências e desafios atuais do TikTok, e alguns desafios do TikTok se espalham para outras plataformas, como Instagram ou Facebook, portanto, não negligencie esta opção em sua pesquisa.

Dicas para criar e promover um desafio TikTok

Aqui estão algumas dicas quando se trata de criar seu próprio desafio para sua marca:

  • Colabore com influenciadores e criadores: Trabalhar com criadores do TikTok é o caminho natural para promover seu novo desafio e ajudá-lo a atingir um grande público. Esses influenciadores geralmente têm públicos grandes e altamente engajados e podem ajudar a fazer com que seu desafio se torne viral, incentivando seus seguidores ou outros criadores a participarem do processo.

  • Use hashtags e promoção cruzada em outras plataformas de mídia social: Nunca negligencie o poder de outras plataformas de mídia social importantes. Pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu conteúdo, impulsionar a participação e manter o seu conteúdo relevante em mais de um lugar. Garantir o uso de hashtags específicas para desafios e focar nas plataformas onde seu público-alvo está presente é a chave para tornar essa tática bem-sucedida.

  • Incentive a participação dos usuários e forneça incentivos: Os sistemas de recompensa são um método natural para impulsionar seu desafio e incentivar as pessoas a participarem. Você pode oferecer descontos, brindes ou prêmios de marca ou alguma outra forma de benefício para incentivar a participação do usuário em seu desafio. Um senso de comunidade e diversão também ajudará a fazer com que os usuários participem e facilitará sua participação.

  • Use uma música ou som cativante: o TikTok é o lar de sons, músicas e outras melodias cativantes – então certifique-se de escolher algo memorável! Isso ajudará seu desafio a se destacar e ser notado pelos usuários, especialmente porque há uma infinidade de conteúdo com o qual os usuários estão constantemente interagindo.

  • Use gráficos e efeitos visualmente atraentes: considere incorporar um efeito gráfico divertido em seu desafio para torná-lo atraente e atraente para os usuários. O TikTok possui uma variedade de filtros que podem ajudar nisso e torna mais fácil para os usuários participarem e emularem, já que têm acesso aos mesmos filtros.

Melhores práticas para gerenciar um desafio TikTok

Claro, há algumas coisas que você deve estar ciente ao executar um desafio TikTok, e garantir que você o gerencie corretamente é fundamental. Você deve monitorar e moderar comentários e envios para garantir que em todas as suas postagens do desafio TikTok a conversa permaneça positiva e respeitosa. Como resultado, os usuários se sentirão seguros e bem-vindos, e o ambiente mais positivo os incentivará a participar. Além disso, você deve responder às perguntas e comentários dos usuários para garantir que eles se sintam valorizados e ouvidos e para garantir que se sintam parte da comunidade.

A privacidade do usuário é uma preocupação central em plataformas como o TikTok, por isso é essencial que você proteja a privacidade deles e siga todas as diretrizes relevantes. Você também deve obter o consentimento explícito dos usuários antes de compartilhar novamente o conteúdo deles em sua própria plataforma. Para garantir ainda mais o cumprimento, siga as diretrizes da comunidade estabelecidas na plataforma TIkTok para garantir que você mantenha um comportamento aceitável o tempo todo.

Potenciais desafios e desvantagens a considerar

Naturalmente, existem algumas desvantagens que podem ocorrer ao optar por utilizar os desafios do TikTok em sua estratégia:

  • Controle limitado sobre o conteúdo: com esse tipo de conteúdo amplo gerado pelo usuário, você não pode controlar todos os aspectos do que os usuários criam em seu desafio TikTok. Isso pode levar à possibilidade de conteúdo impróprio, ofensivo ou desalinhado ser associado à sua marca, o que pode prejudicar sua reputação se for tratado incorretamente.

  • Risco de controvérsia: Os desafios do TikTok podem ocasionalmente ser mal percebidos pelos usuários, seja devido ao conteúdo em si ou devido a suposições dos usuários, o que também pode levar a publicidade negativa ou não para a marca.

  • Dificuldade de se destacar: devido à enorme popularidade do TikTok e seus desafios, pode ser difícil para as marcas se destacarem da multidão, o que significa que há a chance de as marcas não atingirem os níveis desejados de engajamento ou alcance com esse tipo de tática.

  • Potencial de supersaturação: Por outro lado, se um desafio do TikTok for muito bem-sucedido, há a chance de ser visto como exagerado, exagerado ou muito popular, diminuindo o interesse dos usuários. Isso pode dificultar a sustentação do impulso e do impacto do seu desafio TikTok.

Conclusão

É claro que os desafios do TikTok apresentam uma forma moderna e única para as marcas se promoverem ou promoverem os seus produtos ou serviços. Esses desafios virais podem ser usados para aumentar o reconhecimento ou o envolvimento da marca ou atuar como uma forma de gerar uma enorme variedade de conteúdo gerado pelo usuário, tanto do público quanto dos criadores.

No entanto, é importante também estar ciente de que existem muitas desvantagens potenciais nesta abordagem quando tratada incorretamente – com pesquisa inadequada, falta de gerenciamento do seu desafio TikTok ou falha em encontrar uma maneira de se destacar, você pode não alcançar o que deseja. resultados, por isso deve ser de alta prioridade planejar de forma eficaz ao usar um desafio TikTok na estratégia de sua marca.

À medida que a popularidade do TikTok continua a crescer, é provável que os desafios do TikTok continuem a ser uma característica proeminente da plataforma e uma forma altamente viável de promoção para marcas. Em última análise, identificar a abordagem certa para um desafio será fundamental para maximizar o sucesso e o impacto de uma campanha deste tipo.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Tópicos:TikTok
janeiro 24, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Candice is an influencer marketing enthusiast and marketing copywriter at HypeAuditor. When she’s not searching for the perfect music and filters for her Instagram Stories, she can usually be found keeping up with the latest gaming and tech influencers on Twitch and YouTube – or drinking a latte macchiato.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.