7 Campanhas memoráveis de Natal impulsionadas por influenciadores

O Natal está se aproximando rapidamente. É uma oportunidade para as marcas alcançarem suas audiências de maneira criativa e a última chance de alcançar seus objetivos - não apenas financeiros. É por isso que decidimos fazer uma lista de campanhas de Natal memoráveis, feitas por influenciadores de todo o mundo entre 2020 e 2022. Por que especificamente esse período? Porque é impressionante como as empresas usaram métodos não convencionais para chamar a atenção de seu público, aumentar suas vendas apesar das restrições de mobilidade impostas na maioria dos países devido à epidemia, manter a visibilidade de suas marcas e apoiar causas que importam. Quer saber os truques deles? Então, junte-se a nós em uma jornada de marketing pelo mundo!

Priceline Pharmacy - Um Pequeno Presente de Natal

A Priceline é uma varejista australiana de saúde e cosméticos com mais de 470 lojas físicas em todo o país. A marca convidou a apresentadora de TV e rádio Chrissie Swan para se tornar sua embaixadora em 2019 e, posteriormente, entrou em contato com ela em 2020 para a campanha de Natal. A campanha "Encontre um pequeno presente de Natal" transmite uma mensagem simples. Você pode comprar um presente que lembra as pessoas que você ama sem gastar muito dinheiro.

A tentativa da marca de restaurar valores, como o ato de presentear, mais do que o valor do próprio presente, foi linda. Como resultado da pandemia e da recessão que se seguiu, a empresa australiana percebeu que as pessoas nem sempre podem arcar com presentes grandiosos e que um pequeno gesto pode ter um grande impacto.

M&S Food - #quemépercy

Após os eventos sombrios de 2020, muitas pessoas planejaram ter uma grande celebração de Natal em 2021. Tendo isso em mente, a Marks & Spencer, uma varejista britânica, elaborou uma maneira inovadora de promover seus produtos de Natal. Em uma série de vídeos curtos, Percy Pig descobre várias delícias natalinas com sua amiga fada. Mas espere um minuto! Quem é Percy Pig?

Percy Pig é uma bala de goma de frutas que é um produto tradicional da Marks & Spencer há décadas e um favorito de crianças britânicas e adultos. Com esse produto icônico, a marca tentou se conectar com toda a família e fazê-los esquecer os eventos do ano anterior com uma série de promoções descontraídas e humorísticas. Foi divertido assistir à brincadeira amigável entre os personagens, mas a verdadeira surpresa foi ouvir a voz de Percy Pig.

Através de um vídeo promocional no TikTok, a marca provocou Percy para seus seguidores, pedindo-lhes para adivinhar quem poderia ser o doce, conforme mostrado pela hashtag da campanha #quemépercy.

Okay, vamos te contar. O ator Tom Holland (sim, o próprio Homem-Aranha) deu voz ao icônico favorito, enquanto Dawn French (uma comediante e atriz britânica) deu voz à fada.

A campanha começou em novembro e consistiu em oito vídeos curtos. Um novo vídeo foi lançado a cada semana até o Natal. De acordo com a empresa, o teaser pré-campanha gerou sozinho 9 milhões de visualizações no TikTok.

Perdigão - Chester Perdigão tem o poder de fazer o Natal acontecer

Os produtos da Perdigão, especialmente o Chester, tornaram-se um item essencial nas festas brasileiras. Infelizmente, nem todos têm uma ceia festiva com a família, razão pela qual a empresa decidiu, desde 2016, doar milhares de perus para famílias em situação de pobreza ou necessidade, em parceria com o banco de alimentos Sesc Mesa Brasil, uma tradição que continua até hoje.

O Brasil também foi afetado pela epidemia e suas restrições, assim como pelas dificuldades econômicas subsequentes. A empresa se associou a vários influenciadores, incluindo a cantora Ivete Sangalo, em sua campanha de 2021 para promover a conhecida mensagem de que "Chester Perdigão tem o poder de fazer o Natal acontecer".

Além de promover a reunião e celebração em família, a empresa também incentivou as pessoas a comprar seus produtos familiares e os recém-lançados, como a Chester Lasanha, para distribuir o máximo de alimentos possível para aqueles menos afortunados.

Junto com a publicidade tradicional na TV, a Perdigão investiu em redes sociais e promoções com influenciadores em 2021 para atingir a audiência mais ampla possível. Até o momento, a marca doou mais de 1,2 milhão de unidades para aqueles que precisam.

Nesquik España - #recuperemoselespiritunavideño

A influenciadora de estilo de vida e fitness espanhola Estefi Unzu, também conhecida como @verdeliss, se uniu à Nesquik España em 2020 para a campanha #recuperemoselespiritunavideño (em português: #recuperandooespíritonatalino).

Ela compartilhou várias fotos dela e de sua família brincando com suéteres de Natal, cozinhando ou fazendo pequenos tambores com os recipientes de cacau Nesquik.

Infelizmente, 2020 será um ano memorável para todos nós. O Natal de 2020 foi a primeira vez que as pessoas finalmente puderam passar tempo com suas famílias e amigos após a epidemia, a quarentena e muitas medidas rigorosas. A campanha, assim como muitas outras neste e no ano seguinte, enfatiza a união, a diversão e a família. Além disso, a postagem acima oferece uma ótima ideia para as famílias reciclarem materiais de casa e criarem algo juntas. ;-)

Aperol USA - #HappyAperolidays

O licor amargo foi produzido pela primeira vez em Pádua, Itália, no início do século 20, e após a Segunda Guerra Mundial, tornou-se um componente popular de vários coquetéis. Mas como uma bebida refrescante pode estar relacionada ao Natal? Não deveria ser destaque em uma campanha de verão? A maioria das pessoas associa bebidas alcoólicas refrescantes ao verão, ao calor e às praias. Mas a Aperol queria mudar isso.

Como parte de sua campanha #happyaperolidays de 2022, a marca queria garantir que as pessoas também estivessem cientes da marca durante as festas. No período que antecede o Dia de Ação de Graças e o Natal, a Aperol USA colaborou com diversos influenciadores de micro e médio porte para aumentar o reconhecimento da marca e estabelecer-se como um dos elementos essenciais da temporada de festas.

Entre o conteúdo publicado no Instagram, você encontrará tutoriais de coquetéis e postagens de imagens apresentando produtos da Aperol como ideias de presentes para trazer de volta a atmosfera italiana.

Hugo Boss - #MerryBOSSmas

Os hábitos de consumo da geração mais jovem, assim como os eventos de 2020, levaram a prestigiada marca de moda alemã, Hugo Boss, a envolver seus seguidores e potenciais clientes através do TikTok. A campanha #MerryBOSSmas apresentou muitos elementos inovadores, como um filtro de realidade aumentada criado para a ocasião. Foi apresentado por vários criadores internacionais do TikTok, incluindo Brittany Xavier, Bryanboy e Daisy Jelley, entre outros.

No filtro interativo de quatro partes, cada elemento é ativado quando o usuário forma um símbolo de coração com as mãos. A tecnologia, a plataforma revolucionária - sim, o TikTok ainda era considerado assim em 2020 - e a colaboração com influenciadores tornam essa uma experiência notável. Além disso, a empresa utilizou ao máximo o conteúdo gerado pelo usuário. Os usuários do TikTok foram incentivados a criar Duets do TikTok em que posavam como seus influenciadores favoritos. #MerryBOSSmas aconteceu nos EUA, Reino Unido, Alemanha e Canadá, gerando mais de 4 bilhões de visualizações.

The Body Shop Hong Kong - #GiveWithJoy

A The Body Shop é uma varejista britânica de cosméticos com locais em todo o mundo, incluindo países asiáticos como Singapura, Macau e Hong Kong. Como parte do compromisso de décadas da marca em apoiar causas sociais e beneficentes, sua filial em Hong Kong lançou a campanha #GiveWithJoy em 2021. Para dezembro, a empresa preparou pacotes de presentes dedicados e ofereceu um cupom de desconto de $20 online para seus clientes aumentarem as vendas. A promoção foi compartilhada no Instagram e Facebook por vários influenciadores em Hong Kong e Macau, incluindo o cantor Alfred Hui.

A empresa doou $1 de cada compra na loja ou online para a Associação do Centro de Mulheres de Hong Kong.

Agora é com você

O marketing de influenciadores pode adicionar frescor à sua publicidade tradicional e comprovação social em tempos desafiadores como 2020 ou 2021, quando as pessoas tinham pouca ou nenhuma oportunidade de fazer compras pessoalmente. Apesar dos desafios, muitas indústrias conseguiram tornar as preparações para as festas e a compra de presentes memoráveis com suas campanhas de Natal.

Lembre-se dessas coisas:

  • Sua campanha de festas deve provocar uma forte resposta emocional do seu público-alvo.

  • Certifique-se de analisar de perto os influenciadores com quem você trabalha.

  • Planeje sua campanha com antecedência - pelo menos três ou dois meses de antecedência seria o ideal.

Para mais dicas, baixe nosso guia de marketing de influenciadores para o Natal!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Tópicos:Relatórios de marketing de influência
dezembro 20, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Maria Marques es gerente de marketing de Hype Auditor, llevando los dados y su experiência en marketing de influencia para el mercado de América Latina. Es una apasionada por marketing digital sin fronteras, intercambio de experências y conocimientos y viajes
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.