Nota: Este artigo foi escrito originalmente em inglês e traduzido com a ajuda de tecnologia de inteligência artificial. Fizemos o possível para que a tradução fosse tão precisa e valiosa quanto o original, preservando seus detalhes e nuances.
Em 2021, o Instagram é muito mais do que apenas uma plataforma para compartilhar fotos ou vídeos com seus amigos. Hoje, mais de um bilhão de pessoas ativas mensalmente usam esta plataforma e 90% delas seguem pelo menos uma conta comercial. Isso significa que a plataforma evoluiu de um aplicativo de compartilhamento de fotos para um canal de marketing. Como resultado, algumas empresas começaram a promover e vender produtos digitais no Instagram.
Como os usuários querem se comunicar com as marcas no aplicativo, não é de se admirar que as compras no Instagram estejam ganhando popularidade. De acordo com vários relatórios, 70% dos usuários do Instagram usam esta plataforma para a descoberta de produtos, e 130 milhões tocam em tags de produtos para saber mais sobre os produtos apresentados.
Para os influenciadores, isso significa uma oportunidade de monetizar suas contas no Instagram e transformar seus seguidores leais em clientes pagantes. Embora a maioria dos criadores saiba como promover e vender produtos físicos no Instagram, apenas alguns influenciadores conhecem os tipos populares de downloads digitais e como promovê-los no Instagram.
Com o surto de COVID-19 e o distanciamento social, os downloads digitais tornaram-se extremamente populares entre os clientes e os influenciadores ganharam uma nova forma de ganhar dinheiro no Instagram.
O que são Downloads Digitais?
Downloads digitais (também conhecidos como produtos digitais) são uma forma eletrônica de bens que podem ser enviados eletronicamente ao consumidor por e-mail ou baixados da Internet. Esses produtos vêm em várias formas, como ebooks, arquivos de música, software, imagens digitais, manuais, etc.
Com a disseminação do distanciamento social devido à COVID-19, os downloads digitais se tornam o futuro do comércio eletrônico, portanto, há muitas razões para criar produtos eletrônicos atualmente.
Por que Influenciadores Devem Criar Downloads Digitais?
À primeira vista, parece que os downloads digitais são bons apenas para grandes empresas de comércio eletrônico. No entanto, esses produtos digitais podem ajudar influenciadores do Instagram por três razões principais:
Destaque-se da multidão de influenciadores: O Instagram é a plataforma mais popular para marketing de influenciadores, então o número de líderes de opinião está crescendo constantemente. No entanto, os influenciadores precisam encontrar maneiras novas e criativas de se destacar da multidão, e criar downloads digitais ajuda a ser diferente de outros influenciadores.
Prove a autenticidade: O Instagram se tornou um canal de vendas poderoso, então não é de se admirar que cada vez mais empresas queiram fazer parcerias com influenciadores de nicho. No entanto, a maioria delas tem medo de fraudes no Instagram. Para garantir oportunidades de colaboração com marcas, você precisa provar autenticidade. Assim, ter downloads digitais únicos para vender é uma maneira fácil de fazer isso.
Ganhar dinheiro no Instagram: 70% dos clientes modernos confiam nos influenciadores tanto quanto nas recomendações de seus amigos na vida real. Isso significa que os seguidores têm mais probabilidade de comprar dos influenciadores que seguem, o que lhes dá outra oportunidade de ganhar dinheiro no Instagram.
Se você deseja aprender a transformar seus seguidores leais em clientes e vender downloads digitais no Instagram, confira os 7 principais tipos de produtos digitais que as empresas podem promover e vender na plataforma.
Vamos mergulhar!
7 Tipos de Downloads Digitais para Promover e Vender no Instagram (com Exemplos)
#1. eBooks (receitas, guias, tutoriais)
O aprendizado online está em ascensão. A popularidade das tecnologias facilita o estudo em movimento, então cada vez mais pessoas baixam ebooks. De acordo com um relatório, as vendas de ebooks nos EUA atingiram 538 milhões em 2018. Isso significa que as pessoas estão interessadas no download de ebooks. Além disso, existem diferentes tipos de ebooks (receitas, guias, relatórios, instruções), portanto, o público é amplo.
Vender ebooks no Instagram não é mais uma novidade. Como criador no Instagram, é mais provável que você tenha o seu nicho, o que também significa que deve ter uma experiência única que deseja compartilhar. Você não só pode enviar seu ebook para várias plataformas de cursos online para ganhar exposição, mas também pode vendê-lo no Instagram, já que seus seguidores estão interessados na sua história de sucesso. Oferecer ebooks gratuitos pode ser uma estratégia poderosa para sua marca, pois tendem a gerar algumas das maiores taxas de clique para páginas de destino e ferramentas de integração.
Por exemplo, um modelo fitness, Jose Frakich, criou um ebook sobre perda de gordura e transformou seus seguidores em leitores. Veja como ele promove o ebook no feed:
Agora vamos dar uma olhada em como Josef Rakich mudou a seção de biografia para encorajar compras por impulso. A combinação de emojis chamativos e um forte CTA chama a atenção dos visitantes para a sua promoção relâmpago:
#2. Imprimíveis (arte digital, padrões, convites)
Online e offline andam de mãos dadas nos dias de hoje. Cada vez mais pessoas buscam inspiração em contas do Instagram e encontram produtos que desejam comprar. Na verdade, 70% dos usuários do Instagram utilizam a plataforma para descobrir produtos, o que significa que seus seguidores estão prontos para comprar de você.
Isso significa que você tem a oportunidade de promover downloads imprimíveis, como arte digital, padrões, convites, cartões postais, etc. A maneira mais fácil de promover e vender produtos imprimíveis no Instagram é falar sobre eles na seção de biografia. Veja como Gitte Lykke fez isso:
E aqui está outro exemplo de promoção de downloads de impressões da ilustradora Tanya Bonya, que tem um grande número de seguidores, 230 mil, na plataforma. Ela tem uma conta separada para seus produtos imprimíveis e se parece com uma vitrine:
Tanya mostra seus produtos em ação e explica aos visitantes como encomendar essas imagens através de um link na biografia, o que a ajuda a atrair mais seguidores e ganhar dinheiro no Instagram.
#3. Fotografia (fotos de banco de imagem, imagens de mockup)
O Instagram é uma plataforma visual, por isso não é de se admirar que os usuários carreguem mais de 95 milhões de fotos diariamente. Ter um feed do Instagram coeso é uma ótima maneira para os influenciadores exibirem suas fotos e incentivarem os seguidores a baixarem versões melhores por meio de links especiais.
Existem muitas maneiras de promover o download de fotos, mas aqui está uma das melhores maneiras de um fotógrafo do Instagram. A fotógrafa não apenas publica fotos chamativas para atrair a atenção dos usuários do Instagram, como também faz parceria com a DepositPhotos (um dos bancos de fotos de crescimento mais rápido), o que permite que ela exiba seu portfólio e alcance um público mais amplo.
A melhor coisa para influenciadores do Instagram é que não é necessário ser um fotógrafo profissional para começar a vender downloads de fotos, pois as pessoas adoram imagens autênticas que você tira com seu telefone. Assim, esse tipo de download digital é um dos mais difundidos na plataforma.
Vídeo (aulas, filmagem de stock, cinemagrafias)
Conteúdo em vídeo é extremamente popular atualmente. De acordo com o relatório da BreadNBeyond, 78% dos usuários assistem a conteúdo em vídeo diariamente, o consumo de vídeo em dispositivos móveis cresce 100% a cada ano e 82% do tráfego de sites virá de vídeos até 2022.
Para atrair novos públicos e ganhar dinheiro no Instagram, é uma boa ideia promover downloads digitais de vídeos. Seja para promover aulas em vídeo, filmagens de arquivo ou cinemagraphs, o Instagram é um ótimo lugar.
Confira como o artista profissional Sergey Gusev divulga seus tutoriais em vídeo no Instagram:
Gusev usa o poder da seção bio para chamar a atenção para seus tutoriais em vídeo por três razões principais: um forte apelo à ação, um link de bio clicável e um álbum de Destaques separado dedicado aos seus downloads digitais. Para seguidores e visitantes, não é necessário muito tempo ou esforço para aprender sobre os tutoriais em vídeo, então isso ajuda a promover e vender downloads na plataforma.
#5. Áudio (música, podcasts, audiolivros)
Estar em movimento é o novo normal, então as pessoas ouvem podcasts e audiolivros quando querem adquirir conhecimento ou melhorar suas habilidades. Além disso, a música ainda é um dos hobbies mais populares, então as pessoas prestam muita atenção aos arquivos de áudio.
O Spotify dispensa apresentações. Esta plataforma dá aos usuários acesso a uma enorme biblioteca de conteúdo de áudio, mas seus usuários frequentemente buscam maneiras de bloquear anúncios no Spotify, pois bombardeia os clientes de todos os lados. Assim, os downloads digitais de áudio são extremamente populares entre os usuários atualmente.
Cada vez mais influenciadores de nicho criam downloads digitais de áudio para compartilhar seus conhecimentos com o público e os promovem no Instagram, assim como no exemplo abaixo:
Com o link bio inteligente, Jenna Kutcher tem a oportunidade de adicionar vários links à seção de bio e, assim, promover seus podcasts em diferentes plataformas com facilidade.
#6. Software (modificações de jogos, predefinições, aplicativos)
Com o crescimento do comércio eletrônico, os influenciadores recebem ofertas de marcas para criar filtros no Instagram ou até mesmo criar chatbots para seus sites. Por quê? Quando clientes em potencial veem produtos de influenciadores que amam e apoiam, eles se sentem mais leais à marca, o que os encoraja a tomar a decisão de compra. Assim, não é de se admirar que influenciadores promovam e vendam software em seus perfis.
Se você não pode desenvolver software por conta própria, é uma boa ideia navegar pelo diretório de perfis e encontrar desenvolvedores que possam se juntar a você e ajudar a lançar seu produto. Além disso, o software vem em diferentes formas, por isso é fácil encontrar algo atraente para seu público-alvo (jogos, presentes, aplicativos, etc.)
Veja como um influenciador criou um jogo e contou aos seus seguidores sobre o lançamento no Instagram:
Serviços e consultoria
Existem vários tipos de serviços, desde negócios até fitness, que você pode vender no Instagram, já que a plataforma é um ótimo lugar para conectar empresas com clientes potenciais.
Pode ser uma consulta, um plano de treino, uma sessão de coaching ou outra coisa. Ao compartilhar conteúdo que conta uma história sobre sua marca e inspira confiança nos serviços que você oferece, você pode atrair novos clientes e cultivar relacionamentos com os já existentes.
Por exemplo, a estrategista de carreira Adunola compartilha conteúdo acionável em sua página do Instagram para alcançar o público.
O exemplo mencionado acima é ótimo, pois o influenciador também possui uma conta separada no Instagram para este jogo, o que permite que os usuários sigam o perfil e compartilhem sua experiência com outros potenciais clientes.
O Resultado Final
Os dias em que o Instagram era um simples aplicativo de compartilhamento de fotos ficaram para trás. Hoje, os influenciadores do Instagram afetam o comportamento de compra dos consumidores e, portanto, ajudam as empresas a aumentar a receita. Mas se você deseja ganhar mais dinheiro no Instagram sem gastar muito tempo gerenciando seu negócio, considere criar e promover downloads digitais à medida que ganham popularidade.
Lembre-se de que seus seguidores gostam de você, então é mais provável que experimentem seus produtos e, portanto, mostrem seu apoio. Não perca esta chance!