Postagens patrocinadas: o que são e como podem impulsionar seus esforços de marketing?

Quase todo mundo utiliza as redes sociais, por isso elas se tornaram o principal canal de publicidade das empresas. Mas já se foram os dias em que as publicações das marcas produziam um alcance orgânico e um envolvimento generosos nas redes sociais e isto pode ser atribuído a uma série de razões.

Agora, as empresas precisam lutar com os seus concorrentes, mas também com páginas de notícias, publicações de grupos fechados e abertos, e fotos e vídeos de amigos, se quiserem chamar a atenção dos utilizadores. Além disso, as pessoas não gostam de ser bombardeadas com anúncios de marcas o tempo todo, o que explica por que mais de 40% dos usuários da Internet bloqueiam anúncios. Além disso, desde o seu início, todas as plataformas de redes sociais passaram por múltiplas alterações de algoritmo, tornando ainda mais difícil para as empresas transmitirem a sua mensagem aos seus públicos-alvo.

Felizmente, a introdução de posts patrocinados nas redes sociais permitiu que as empresas voltassem aos olhos do público, destacando-se de todo o ruído presente nas redes sociais.

Vamos explorar as opções juntos!

O que são postagens patrocinadas?

Conteúdo patrocinado é um tipo de conteúdo pago criado por uma empresa para promover seus produtos ou serviços em qualquer canal de mídia social por meio de sua própria marca ou com a ajuda de pessoas influentes. Se uma marca deseja aumentar sua exposição ou atingir um segmento específico de público, ela tem mais chances de fazê-lo com diversos tipos de postagens patrocinadas. As redes sociais oferecem diversas maneiras para as marcas endossarem seus produtos, desde anúncios gráficos e em vídeo até desafios de hashtag de marca, histórias patrocinadas e postagens patrocinadas pelo LinkedIn e InMails.

Como as postagens patrocinadas nas redes sociais podem beneficiar as marcas?

Maior reconhecimento da marca: como as postagens patrocinadas nas redes sociais se misturam ao conteúdo orgânico, há menos fadiga ou frustração do público com os anúncios. A exposição regular e constante aumenta as chances de as pessoas reconhecerem sua marca.

Público-alvo: com postagens de marca as empresas podem atingir faixas etárias, locais ou pessoas específicas.

Alcance expandido: as marcas podem atingir um público maior, incluindo não seguidores que, com base em seus interesses, dados demográficos e hábitos de consumo de conteúdo, podem se interessar por seus produtos.

Impulsionando o conteúdo orgânico: as empresas podem impulsionar uma postagem existente que esteja indo bem. Ao amplificar conteúdo de qualidade, eles podem obter mais engajamento e visibilidade.

Vantagem competitiva: uma postagem patrocinada pode dar às marcas uma vantagem sobre seus concorrentes e fazer com que sua mensagem se destaque.

Teste: as empresas podem testar diversas cópias, imagens e CTAs e refinar suas opções de segmentação para obter melhores resultados.

Controle: junto com textos e imagens, as empresas podem controlar o tempo, os gastos e otimizar as estratégias de publicidade com base nesses fatores.

Dados valiosos: como bônus final, as marcas também podem medir a eficácia de suas postagens promovidas e aprender mais sobre seu público. Dessa forma, eles podem ajustar suas táticas para gerar mais conversões ou aumentar as taxas de engajamento.

Várias opções de conteúdo patrocinado nas redes sociais

As marcas têm várias opções para segmentação precisa, aumentando o engajamento e o alcance nas redes sociais com conteúdo patrocinado. Aqui estão os mais populares:

Posts impulsionados

A maneira mais simples de fazer publicidade paga nas redes sociais é impulsionar as postagens orgânicas de melhor desempenho. Mas como você pode impulsionar o conteúdo? Basta escolher uma postagem existente que receba muitas curtidas e comentários e, em seguida, definir os dados demográficos do seu público, o orçamento e a duração da promoção.

Com postagens impulsionadas, você pode aumentar a visibilidade da sua marca além dos seguidores da sua conta e medir métricas de alcance e engajamento. Impulsionamento de suas postagens é relativamente fácil e rápido de configurar, mesmo para iniciantes, e é mais econômico em comparação com anúncios pagos normais.

No entanto, ele tem seu próprio conjunto de limitações:

  • Menos personalizável: embora ofereça otimização básica de segmentação, ainda não é tão detalhado quanto as campanhas publicitárias pagas completas.

  • Objetivos limitados: embora impulsionar o conteúdo seja ótimo para aumentar o alcance e o reconhecimento da marca, não é tão eficaz para obter leads e aumentar as conversões.

  • Concorrência: o conteúdo da sua marca será visto por mais pessoas, mas devido à segmentação limitada, pode não superar o impacto das postagens pagas.

  • Análises restritas: embora você tenha acesso a mais dados do que postagens orgânicas, ainda é muito menos do que anúncios pagos. Isso torna a avaliação de desempenho e a otimização de campanhas mais difíceis.

Publicidade em mídias sociais

Desde 2005, as plataformas de redes sociais introduziram recursos de publicidade paga que permitem às marcas realizar promoções direcionadas e alcançar públicos altamente engajados.

Em 2007 foi lançado o Facebook Ads e 4 anos depois surgiram na plataforma os primeiros posts patrocinados pelo Facebook – oficialmente conhecidos como Sponsored Stories.

Outras plataformas seguiram rapidamente o exemplo do Facebook. À medida que Twitter, LinkedIn, Instagram e Snapchat se tornaram mais acessíveis, as empresas começaram a escrever posts patrocinados.

Antes de construir a sua estratégia de publicidade, no entanto, as empresas devem pensar sobre que tipo de público pretendem atingir, que canais os seus clientes pretendem utilizar e que conteúdo consomem. Por meio de anúncios pagos, as marcas podem realizar muito mais do que apenas aumentar a visibilidade e os seguidores nas redes sociais, como gerar leads, direcionar tráfego para seus sites e aumentar as conversões.

Além das vantagens mencionadas no parágrafo anterior, as empresas também devem considerar as desvantagens da publicidade nas redes sociais, como:

  • Supersaturação: A concorrência é acirrada em todos os setores. Quase todas as empresas usam publicidade paga atualmente.

  • Mudanças de algoritmo: as atualizações da plataforma podem afetar campanhas anteriormente bem construídas e diminuir seu impacto.

  • Preocupações com privacidade: O rastreamento de dados e anúncios direcionados podem levantar preocupações com a privacidade entre os usuários.

Parcerias pagas com influenciadores

Sua terceira opção é envolver criadores de conteúdo ou celebridades online para promover seus produtos ou serviços em suas contas de mídia social.

Os influenciadores cresceram exponencialmente com a ascensão das mídias sociais, permitindo que as marcas atinjam públicos-alvo com mais precisão e anunciem de forma mais eficaz. A geração Y e a geração Z têm hábitos de compra diferentes. Eles entendem de tecnologia, desconfiam da publicidade convencional e coletam o máximo de informações possível sobre os produtos antes mesmo de adquiri-los.

Este processo inclui aprender sobre a qualidade e usabilidade dos produtos com outros usuários, seus amigos e outras fontes confiáveis, como influenciadores.

Muitos criadores construíram um nome em um nicho e acumularam dezenas de milhares a milhões de seguidores que confiam em suas opiniões. Com suas fortes conexões com seus seguidores, os influenciadores podem envolvê-los de uma forma mais divertida e compreensível.

Postagens patrocinadas de influenciadores oferecem benefícios semelhantes aos da publicidade paga. Além disso, você pode usar a experiência e autenticidade do influenciador para aumentar a autoridade e credibilidade de sua marca. Você pode alcançar mercados restritos e muito específicos por meio deles. Você também pode aproveitar a prova social oferecida pelos influenciadores em sua estratégia de marketing de influenciadores.

No entanto, os influenciadores não são leitores de mentes ou mágicos. Preste atenção ao seguinte para garantir o sucesso de sua campanha de marketing de influenciador:

  • Problemas de comunicação: identifique quem e o que você deseja alcançar e comunique com clareza.

  • Seleção de influenciadores: há muitas maneiras de encontrar influenciadores, mas você quer aqueles que conhecem seu setor, se identificam com os valores de sua marca, estão livres de escândalos, têm conteúdo envolvente e seguidores reais.

  • Muito ou pouco controle: É difícil equilibrar os dois extremos. Você precisa garantir a consistência da marca nas promoções dos influenciadores, ao mesmo tempo que permite que eles façam suas coisas de forma criativa.

  • Conformidade ética e legal: Os influenciadores devem divulgar colaborações pagas ou patrocinadas.

  • Medir o ROI: Medir o retorno, especialmente se o seu objetivo for o reconhecimento da marca, pode ser difícil. São necessárias múltiplas abordagens para estabelecer a contribuição dos criadores para o sucesso

Pronto para usar postagens patrocinadas? Leve isso em consideração!

Graças ao Google, os anúncios pagos estão disponíveis para todos desde o início dos anos 2000. À medida que as redes sociais explodiram e surgiram novos grupos de clientes, estas plataformas também desenvolveram soluções de publicidade paga. A última tendência do marketing digital, que cada vez mais empresas usam, são as postagens patrocinadas de influenciadores. Eles têm todas as vantagens dos anúncios pagos nas redes sociais, bem como os benefícios adicionais de fortalecer a confiabilidade e construir confiança.

Independentemente do tipo de postagem patrocinada que uma marca escolha, ela deve considerar o seguinte:

  • Estabeleça metas claras.

  • Determine os dados demográficos do público-alvo com a maior precisão possível.

  • Conheça os hábitos de consumo de conteúdo do seu público-alvo.

  • Estabeleça um orçamento.

  • Escolha a plataforma certa para a imagem, objetivos e público de sua marca.

  • Encontre influenciadores relevantes e pesquise seu público, conteúdo, afinidade com a marca e desempenho.

  • Tenha cuidado com o cumprimento das normas legais e de proteção de dados.

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Tópicos:Marketing para as redes sociais
novembro 9, 2023
Não se esqueça de compartilhar este post!
Rebeca é redatora de marketing de conteúdo no HypeAuditor e uma entusiasta de mídias sociais. Está constantemente buscando por novas tendências e descobertas no mundo do marketing de influência.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.