4 Maneiras de Utilizar o Relatório de Estado do Marketing de Influência da HypeAuditor para Aprimorar sua Estratégia

A indústria do marketing digital viu atualizações empolgantes de plataformas, notícias surpreendentes e desenvolvimentos impressionantes em 2023. Com todos os desafios, oportunidades e inovações do ano passado superados, você pode entrar no novo ano com energia e entusiasmo renovados.

Nosso relatório sobre o Estado do Marketing de Influenciadores ajudará você nisso, permitindo que você obtenha insights sobre os dados dos influenciadores relacionados às três plataformas de mídia social mais importantes: Instagram, TikTok e YouTube. Desde o tamanho e distribuição de categorias dos influenciadores até suas taxas médias de engajamento, fornecemos uma grande quantidade de dados que podem ser úteis no planejamento de marketing deste ano.

No entanto, não queríamos parar por aí, então criamos este artigo especificamente para profissionais de marketing, no qual compartilhamos conselhos práticos que aprimorarão sua estratégia de marketing de influenciadores. Alguns podem soar familiares e outros serão novos. De qualquer forma, todos eles são baseados em nossa pesquisa e nas tendências que desempenharam um papel proeminente no ano passado.

É Hora de se Aliar aos Nano-Influenciadores

Os influenciadores menores estão nos radares de muitas empresas nos últimos anos, e algumas até trabalharam com micro-influenciadores. Graças à sua especialização em nichos, relacionamento amigável com seus seguidores e natureza acessível, os micro-influenciadores provaram ser ativos valiosos. No entanto, eles não são os únicos criadores relacionáveis com um alto nível de autenticidade e ainda maior engajamento. Os nano-influenciadores estão no mesmo patamar dos micro-influenciadores, pois ambos têm audiências altamente envolvidas e são ideais para alcançar demografias distintas ou usuários com interesses específicos. Eles têm muito a oferecer, então vamos falar um pouco mais sobre eles.

Nano-influenciadores ainda lideram quando se trata de engajamento

Até agora, todos os nossos relatórios mostraram que os nano-influenciadores superam outros influenciadores no TikTok e no Instagram em termos de taxa de engajamento. Não há dúvida de que são os reis não coroados do alto engajamento. Por quê? Eles mantêm um relacionamento extremamente pessoal e caloroso com seus 1.000 a 10.000 seguidores. Eles sabem que tipo de conteúdo seus seguidores gostam, o que, por si só, impulsiona o engajamento. Além disso, os nano-influenciadores interagem frequentemente com sua base de fãs. Como resultado, todas essas qualidades demonstram sua capacidade de influenciar seus seguidores com suas recomendações, tornando-os candidatos adequados para transformar usuários em clientes de uma marca.

Benefícios adicionais de colaborar com nano-influenciadores

Eles também superam todos os outros níveis. 76% dos influenciadores do Instagram são nano-influenciadores e representam quase todas as indústrias. Isso significa que empresas de todos os tamanhos e nichos poderão trabalhar com influenciadores em 2024. Além disso, o orçamento não deve ser uma barreira, já que os nano-influenciadores trabalham pelo preço mais baixo. A quantia média que cobram por conteúdo patrocinado no Instagram e TikTok varia entre $20 e $100, enquanto no YouTube varia entre $60 e $850.

Apesar de terem um alcance menor, eles têm um relacionamento íntimo com seus seguidores e são os mais credíveis e autênticos. Nesta era, os clientes valorizam a honestidade e a diversidade mais do que a aparência e beleza. Obviamente, uma promoção de influenciador também pode parecer falsa, especialmente se promover um item ou marca não relacionados aos interesses do criador. A boa notícia é que os nano-influenciadores ainda não atingiram o status de celebridade nas redes sociais e estão construindo sua influência de baixo para cima, fazendo muito esforço para permanecer autênticos.

Os Influenciadores Podem Impulsionar Suas Vendas

Inicialmente, o marketing de influenciadores concentrava-se em fortalecer a conscientização da marca e atingir o maior número possível de pessoas. Isso logicamente seguiu a migração dos clientes para plataformas de mídia social no espaço virtual. O objetivo da empresa era garantir que os usuários encontrassem sua marca o máximo possível em vários canais e interfaces. Foi assim que os influenciadores de mídia social entraram em cena. As marcas alcançaram novas demografias em uma plataforma previamente desconhecida com eles.

Hoje é natural para as marcas campanharem ativamente nas mídias sociais. Embora construir e manter a conscientização da marca ainda seja um importante objetivo de marketing - e abordaremos isso no próximo ponto - as grandes marcas têm se concentrado cada vez mais em fazer com que impressões e visualizações se traduzam em dinheiro. Além disso, as próprias plataformas foram instrumentais nisso, introduzindo recursos de realidade virtual e aumentada para tornar a experiência de compra mais pessoal e posts que podem ser comprados sem sair da plataforma. Nesse sentido, o TikTok está liderando o caminho, investindo seriamente em sua solução de comércio eletrônico e estabelecendo uma rede logística para facilitar o envio. No entanto, voltemos a como os influenciadores podem aumentar as vendas e outros tipos de conversões.

Influenciadores, especialmente especialistas em determinado assunto e líderes de opinião, fazem um grande esforço para manter sua credibilidade e realmente experimentar produtos antes de endossá-los. Nesse aspecto, eles são como qualquer outro usuário. Empresas podem potencialmente aumentar as vendas construindo suas campanhas em torno dessa credibilidade e relevância. As palavras de uma pessoa com quem as pessoas já construíram confiança são mais poderosas do que os anúncios da marca.

Como você pode aproveitar os influenciadores para impulsionar as vendas?

Temos algumas dicas para ajudar você a criar uma campanha de marketing de influenciadores bem-sucedida que traga resultados monetários mensuráveis. Mas antes de entrarmos nisso, vamos lembrar a regra de ouro do marketing de influenciadores: escolha o influenciador certo.

  • Certifique-se de que os influenciadores com quem você colabora tenham uma compreensão profunda de sua indústria.

  • Escolha influenciadores cujas crenças pessoais e persona pública ressoem com seus valores fundamentais.

  • Procure criadores cuja audiência espelhe seu público-alvo.

  • Analise o conteúdo deles, a qualidade da audiência e seu engajamento.

  • Veja se eles participaram de campanhas no passado e, se sim, como foram..

E agora de volta às várias colaborações de conteúdo que impulsionam as vendas.

  • Avaliações de produtos, depoimentos e recomendações: Influenciadores podem compartilhar suas experiências sobre produtos e serviços, com dicas, truques e benefícios. Essas histórias pessoais incentivam seus seguidores a comprar o produto.

  • Códigos promocionais, ofertas por tempo limitado: Descontos e ofertas especiais sempre impulsionam as vendas, especialmente se estiverem vinculados a um prazo. Além disso, essas pechinchas estão garantidas para afetar as pessoas, porque, por um lado, economizam dinheiro e, por outro lado, sentem-se sob pressão devido ao limite de tempo.

  • Marketing de afiliados: O marketing de afiliados é uma tática de marketing independente, mas você pode combiná-lo com o marketing de influenciadores para maximizar seu alcance.

  • Sorteios e concursos: A perspectiva de ganhar brindes gratuitos é uma ferramenta poderosa para aumentar o interesse em seu produto. Além disso, você atinge dois objetivos com uma só ação, pois aumenta a exposição da sua marca também.

  • Conteúdo patrocinado: Eles variam de blogs e podcasts a posts e vídeos em redes sociais e podem apresentar a marca ou seus produtos de maneira criativa e envolvente.

O relatório detalha as taxas dos influenciadores por níveis, juntamente com o retorno que você pode esperar de cada tipo de criador.

Alcance Públicos Diferentes em Múltiplos Canais

Sim, estamos falando sobre o marketing entre plataformas que amplia o alcance e aumenta a conscientização e as conversões. Com o marketing em várias plataformas, você pode reforçar sua mensagem em vários canais e aproveitar a variedade de tipos de conteúdo e recursos que cada plataforma oferece. Este último é fundamental para personalização e narrativa criativa.

É evidente que as demografias dos usuários do Instagram, TikTok e YouTube diferem significativamente, portanto, se você deseja alcançar um grupo diversificado de consumidores, deve integrar três a quatro canais de mídia social em seu plano de marketing. Além disso, depender exclusivamente de uma rede pode resultar na perda de impulso à medida que os algoritmos mudam ou os comportamentos e preferências do usuário se alteram.

Marketing de Influenciadores Não Precisa Ser Caro

A cada ano, mais marcas - grandes e pequenas - entram na arena do marketing de influenciadores. Esta estratégia de marketing não está mais reservada para empresas bem estabelecidas ou de grande porte, e aqui está o motivo.

  • Influenciadores menores dominam as redes sociais: Com a entrada de influenciadores de baixo escalão na cena, até mesmo empresas pequenas e locais têm a chance de ter sucesso. Muitos nano e micro-influenciadores são especialistas em nichos que postam conteúdo que atrai os interesses de seu público. Eles se preocupam com sua reputação: de acordo com nosso estudo, nano-influenciadores têm menos probabilidade de cometer fraudes no Instagram. Além disso, eles são econômicos, colaborando em troca de taxas mais baixas ou compensação híbrida (amostras de produtos gratuitas e taxas baixas).

  • Ferramentas gratuitas e progresso tecnológico: A internet oferece uma variedade de ferramentas gratuitas de marketing que permitem que criadores e marcas criem, editem e programem conteúdo de mídia social. Além do software de sugestão de conteúdo alimentado por IA - olá ChatGPT - e ferramentas de edição de imagem e vídeo, criadores de conteúdo e profissionais de marketing têm várias ferramentas à disposição para um conteúdo aprimorado, sem mencionar as próprias ferramentas de otimização e análise de conteúdo das plataformas de mídia social.

  • Escolha uma estrutura de compensação alinhada com seu orçamento: A vantagem de aumentar as vendas com influenciadores é que você pode oferecer a eles pagamentos baseados em desempenho. Mesmo se você lhes der produtos gratuitos ou uma pequena taxa, eles estarão mais motivados a promover seus produtos se receberem uma comissão.

  • Planeje suas campanhas em detalhes: Planejar estrategicamente não custa muito dinheiro, mas é essencial se você quiser ter sucesso mesmo com um orçamento limitado. Usando uma estratégia de campanha bem elaborada, alocação inteligente de recursos e os parceiros certos, você pode alcançar resultados tangíveis.

Conclusão

Desenvolvemos essas dicas com base nos dados e insights de nosso relatório. O marketing de influenciadores certamente continuará crescendo, assim como o cenário de influenciadores e mídias sociais certamente mudará. Inovações e tendências são partes inevitáveis dessa cena, assim como novos hábitos do consumidor. Esperamos que nosso artigo e relatório anual o ajudem a aproveitar essas tendências e superar desafios.

Comece 2024 com uma estratégia de marketing de influenciadores excepcional! Para mais insights, leia nosso relatório Estado do Marketing de Influenciadores 2024!

Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.
Anna is an influencer marketing expert and content marketing writer at HypeAuditor. She enjoys discovering new social media trends and features.
Tópicos:Estratégia do Marketing de influência
fevereiro 8, 2024
Não se esqueça de compartilhar este post!
Anna is an influencer marketing expert and content marketing writer at HypeAuditor. She enjoys discovering new social media trends and features.
Alavanque seu marketing de influência com o HypeAuditor
Líder Global G2 entre as ferramentas de marketing de influência, usada por 750.000 empresas e influenciadores
Deseja firmar uma parceria com influenciadores perfeitos para sua marca?
Encontre os melhores criadores com a ferramenta Descoberta de Influenciadores do HypeAuditor e seu banco de dados com 137.6M+ contas.